Os sonhos nos impulsionam e, em sua maioria, estão relacionados a uma boa gestão financeira pessoal para que consigamos realizá-los.
Sonhamos em realizar a viagem internacional, comprar um carro novo, a casa própria e até mesmo em ter algum recurso extra para iniciar um empreendimento ou morar no exterior.
Para muitas pessoas, o tempo vai passando e elas não conseguem concretizá-los e, geralmente, a explicação é que não conseguiram o dinheiro para isso.
Talvez nesse momento você esteja dizendo que diante de uma economia tão instável é praticamente impossível planejar seus gastos e muito menos poupar algum dinheiro.
Mas saiba que existem pequenas dicas que podem ajudá-lo a gerir melhor toda a sua receita mensal.
Quer saber como? Continue a leitura e descubra.
Melhores práticas de gestão financeira pessoal
A educação financeira deveria ser incentivada desde a infância, assim seríamos adultos que sabem administrar muito melhor o próprio dinheiro.
Recentemente, o Ibope divulgou uma pesquisa encomendada pelo C6 Bank na qual mostra que apenas 21% dos entrevistados receberam educação financeira quando eram crianças.
Se você é uma dessas pessoas que ainda têm problemas para gerir as suas finanças, confira algumas dicas e saiba como economizar.
Registre as entradas e saídas fixas
Uma das primeiras dicas para aprender a fazer uma gestão financeira pessoal é manter todas as suas entradas mensais e as suas saídas registradas.
Essa dica vale também caso você seja um empreendedor.
Podem ser exemplos de saídas fixas pagamentos de:
- aluguel,
- água,
- luz,
- telefone,
- internet,
- consórcios,
- empréstimos,
- mensalidade escolar.
Como entrada fixa, você pode somar os salários da família ou alguma outra fonte, como o recebimento de aluguel de algum imóvel ou benefício.
Diminua os seus gastos
Feita a lista das suas entradas e saídas fixas, é hora de fazer uma análise profunda sobre a forma que você usa o seu dinheiro.
Para isso, você precisa aplicar o autoconhecimento e reconhecer onde você está gastando sem necessidade.
Por exemplo, se a fatura do seu cartão todo mês causa um desequilíbrio na sua gestão financeira pessoal, algo de errado está ocorrendo.
Nessa hora, o autoconhecimento precisa entrar em ação. Quais são as suas reais necessidades de compras?
Poupe
Pode ser que você ache muito difícil essa dica, mas o ideal é que 10% do valor das suas entradas sejam reservadas para poupar ou investir, a fim de realizar o sonho da sua vida.
E precisamos dizer que de fato no início é uma tarefa bem difícil, mas, com o tempo, você perceberá que faltava apenas organização nas suas finanças.
Doe
Talvez você não saiba, mas a educação financeira será matéria obrigatória no currículo escolar no ensino fundamental.
Já existem escolas que ensinam seus alunos a ganhar, gastar, poupar e doar.
E talvez você esteja se perguntando: como que doar vai ajudar na gestão financeira pessoal?
Primeiro, doar é um dos maiores exercícios para desapegar-se.
Outro ponto é que especialistas financeiros defendem que essa ação faz com que a pessoa adquira uma confiança na sua capacidade de fazer mais dinheiro.
Faz também o doador se sentir melhor, se reconhecendo como alguém bom e digno de resultados melhores.
Acredite em você!
Para realizar os sonhos, precisamos ir além.
Por isso, vença suas crenças limitantes que o fazem pensar não ser merecedor ou não ter capacidade e competência para conquistá-los.
Aceite o desafio e aprenda a substituir esses pensamentos por crenças fortalecedoras e positivas.
Acredite em você e na sua capacidade de chegar onde deseja.
Agora que você conferiu nossas dicas para melhorar a sua gestão financeira pessoal, que tal conhecer o Poder da Mente para ajudá-lo na realização dos seus sonhos?