O estresse no trabalho tem levado muitas pessoas a situações delicadas que exigem cuidados, tratamentos e até mesmo o afastamento dos seus compromissos profissionais.
Os níveis de exigência e a instabilidade no emprego afetam diretamente o emocional das pessoas, que acabam sentindo-se inseguras e pressionadas.
Como consequência, o medo do “não conseguir” aliado a situação econômica e social que o mundo atravessa, leva muita gente a sérios problemas emocionais, que acabam se refletindo em seus resultados profissionais.
O trabalho, em muitos casos, passa a ser um pesadelo, afetando todos os aspectos da vida das pessoas que sofrem com o desgaste físico e mental.
Nesse post apresentaremos as consequências do estresse no trabalho e como evitá-lo. Continue lendo e confira!
Quais são as consequências do estresse no trabalho?
Para entendermos as consequências do estresse no trabalho, é preciso compreender o que causa esse mal.
O estresse é uma resposta física do nosso organismo a situações que ele considera de risco. Afeta líderes, diretores, profissionais dos mais diversos níveis e inclusive os que estão iniciando suas carreiras.
Quando nos sentimos ameaçados o organismo produz hormônios e substâncias químicas no objetivo de lutar ou fugir do problema, como, por exemplo:
- adrenalina,
- cortisol,
- noradrenalina.
Essas substâncias preparam o corpo para um combate, colocando-o em uma situação de alerta. O problema é se esse quadro se estender por muito tempo, causando reações físicas e psicológicas como veremos a seguir:
Reações físicas
Como já mencionado, o organismo se prepara para enfrentar os perigos (reais ou imaginários) e a produção anormal de hormônios e substâncias químicas podem levar a sérios problemas físicos, como:
- transtornos mentais,
- doenças cardiovasculares,
- tensão muscular,
- dores,
- redução da libido.
Reações psicológicas
O estresse no trabalho também altera as funções psicológicas conduzindo o portador a quadros de:
- transtornos comportamentais,
- abuso de álcool e tabaco,
- agressividade.
Todas essas reações prejudicam o rendimento e podem comprometer a carreira, pois é comum o profissional passar a adiar os seus compromissos. Por isso é importante se antecipar e evitar chegar nesse nível.
Como evitar o estresse no trabalho?
Para evitar o estresse no trabalho, o profissional precisa ter um olhar positivo sobre as suas atividades.
Valorizar o que já conquistou é fundamental para a mudança de foco e atitudes, bem como se atentar às próprias crenças limitantes que o impedem de explorar seu potencial ao máximo.
No aspecto profissional, a pessoa inicia um processo de defesa, criando ameaças e problemas que são fruto da sua imaginação.
Quando situações como essas começam a fazer parte de sua rotina profissional, atitudes precisam ser tomadas, pois, sinalizam que o estresse está se instalando em seu organismo e portanto você deve:
- focar no lado positivo dos acontecimentos,
- não ficar próximo de pessoas negativas,
- ter foco nas atividades e desenvolvê-las com dedicação,
- respeitar seus limites,
- considerar mudar de emprego.
O estresse é um sério problema que pode levar a situações bastante complicadas, portanto, fique atento e não se deixe dominar por essa situação.
Uma forma de combater esse problema é buscar por alternativas como capacitações pessoais, que possibilitem uma nova visão a respeito da sua vida e de sua carreira.
O PoderosaMente é uma excelente alternativa para enfrentar o estresse da vida moderna.
Reaja, reencontre a alegria de viver e saiba que suas atividades profissionais podem e devem lhe trazer paz, alegria e motivação para dias cada vez mais felizes!