Entre muitos desafios enfrentados diante da pandemia, lideranças e colaboradores buscam alternativas para o diminuir o estresse no home office.
De acordo com a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração, FIA, 46% das companhias estão com parte de seus colaboradores trabalhando em casa.
Participaram da pesquisa 139 empresas de vários tamanhos e segmentos dentro do território nacional e os dados mostram que somando o número de funcionários de cada uma, 41% desses colaboradores estão realizando suas atividades a distância.
De outro lado, o LinkedIn pesquisou dois mil profissionais que estão trabalhando remotamente e 62% deles afirmaram estar mais estressados nessa nova experiência.
Vamos conferir por que isso acontece e como vencer o estresse?
Como diminuir o estresse?
Para diminuir o estresse no home office, primeiro é preciso conhecer as causas que levam a ele.
Para isso, vamos tomar os dados apresentados na pesquisa realizada pela rede social LinkedIn e saber, de fato, quais são os sentimentos que os entrevistados vivenciam e por que essa experiência os deixam estressados e ansiosos.
Entre os dois mil profissionais entrevistados a pesquisa aponta que:
- 39% deles estão se sentindo solitários,
- 30% dizem estar mais estressados por causa da falta de descontração no ambiente de trabalho,
- 20% afirmam estar inseguros pelas dificuldades em saber notícias dos amigos e da empresa,
- 68% trabalham pelo menos uma hora a mais diariamente,
- 43% estão praticando menos atividade física,
- 33% sentem que a qualidade do sono foi afetada.
Diante da realidade apontada, para diminuir o estresse no home office é necessário:
Organize-se
Ser e manter-se organizado é fundamental para estar em equilíbrio.
Para nos organizarmos, é preciso o autoconhecimento. É necessário saber quanto tempo do seu dia deseja trabalhar e quais são as suas prioridades profissionais e pessoais.
Por isso, faça uma lista do que de fato você tem a fazer.
Tenha uma rotina
A organização leva a uma rotina.
Estabeleça um horário para iniciar suas atividades profissionais e para finalizá-las.
Obedeça e curta as pausas para almoço e coloque no seu cotidiano momentos de distração como brincadeiras com os filhos, um telefonema para os amigos, leitura, filme.
Estabeleça limites entre o pessoal e o profissional
Uma forma de diminuir o estresse no home office é estabelecer limites entre as atividades.
Converse com cônjuge, filhos, familiares e amigos e solicite a colaboração deles para que o seu horário de trabalho seja respeitado.
Da mesma forma converse com seus colegas de profissão e estabeleça horários para contatos de trabalho.
Assim, você evita as interrupções, se torna mais produtivo no trabalho e não mistura o profissional com o pessoal.
Medite e faça exercícios físicos
Dedique alguns minutos do dia para colocar o corpo em movimento.
Uma atividade física ajuda o organismo a produzir mais endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, considerados os hormônios da felicidade.
Outra prática que ajuda a diminuir o estresse é meditar e isso pode ser feito em pouquíssimos minutos durante o expediente ou fora dele.
Ambas as práticas também vão colaborar para melhorar o seu sono.
Acredite em você mesmo
Infelizmente, a maioria das pessoas ainda é movida pelas suas crenças limitantes e, geralmente, são elas que as leva ao sentimento de solidão, de medo, incapacidade e de desmotivação.
Você pode fazer uma lista de tudo aquilo que você acredita que esteja interferindo no seu sucesso nesse momento e iniciar um programa para transformar seus hábitos e sua vida.
Comece acreditando na sua capacidade e trabalhe usando a flexibilidade, criatividade e racionalidade para tomar decisões inteligentes.
Para ajudar, conheça o PoderosaMente, um programa que vai fazer você se libertar de medos, bloqueios e sentimentos negativos, auxiliando a encontrar o propósito de vida e o sucesso no viver!