A carteira de clientes é um dos maiores patrimônios de uma empresa.
Conseguir mantê-la e trabalhar para aumentá-la é fator de sucesso para todo empreendimento.
No entanto, no mercado competitivo em que vivemos, fidelizar os atuais clientes, reconquistar os que não estão comprando e atrair novos não é tarefa fácil.
Por isso, todo líder sabe que precisa procurar alternativas para trabalhar de forma eficiente a gestão de clientes, para manter os atuais e conquistar novos.
Neste post você vai conferir 4 dicas que selecionamos para ajudar a aumentar a carteira de clientes do seu negócio. Continue a leitura.
Como aumentar a carteira de clientes?
Trabalhando a gestão da carteira de cliente, o administrador ou o vendedor pode perceber que existem consumidores que podem ser considerados:
- ativos ou de base, que são aqueles que periodicamente estão consumindo o seu produto;
- inativos, que já há algum tempo não realizam nenhuma compra;
- novos, que são classificados como potenciais clientes, mas nunca compraram da sua empresa.
Compete à gestão não se concentrar apenas nos nomes que já estão comprando, e sim investir para reconquistar aqueles que deixaram de lado o seu produto ou conquistar os que ainda não compraram a sua marca.
Isso vai fazer você aumentar sua carteira de clientes ativos.
Como fazer isso?
Ofereça um diferencial
O mercado é competitivo, o número de ofertas é alto e o consumidor é altamente exigente, por isso, você precisa ter um diferencial para conseguir o sucesso.
Você pode se destacar:
- oferecendo mais qualidade que a concorrência;
- ofertando um produto exclusivo no mercado;
- dando melhor preço ou melhores condições de pagamento;
- com entrega mais rápida;
- com melhor esquema de garantia comparado à concorrência;
- com atendimento personalizado e exclusivo;
- contando com a tecnologia para facilitar o relacionamento.
Responda: se o consumidor fosse você, qual diferencial apresentado pela sua empresa faria você comprar dela?
Crie um programa de indicação
Para Philip Kotler, o guru do marketing, a melhor propaganda é feita por um cliente satisfeito e você pode aproveitar as boas experiências que a sua marca promove nos seus consumidores e criar um programa de indicação.
Ela fica mais atrativa quando o seu atual cliente ganha algo em troca ao indicar um familiar ou um amigo para comprar o seu produto.
Quando um consumidor recebe de outro a narrativa de suas boas experiências e a indicação de compra, ele tende a se sentir mais seguro e confiante para realizar uma negociação com a marca.
Enfatize os seus valores pessoais
Observe o conjunto de valores que é passado para o cliente.
O consumidor precisa:
- enxergar o valor da sua empresa;
- compreender a importância do produto para ele;
- confiar no vendedor.
Por isso, a autoconfiança do profissional é primordial para passar segurança para quem ainda está em dúvida se compra ou não o seu produto.
Além disso, para aumentar a carteira de clientes da empresa, é indispensável por parte do vendedor:
- inteligência emocional para lidar com as diferentes individualidades;
- empatia;
- honestidade;
- transparência;
- respeito;
- atendimento personalizado para cada um deles.
Trabalhe sua comunicação verbal e não verbal
Cuide e observe a forma de comunicação verbal e não verbal.
Uma comunicação verbal eficiente significa que o leitor ou ouvinte compreendeu a mensagem transmitida. Para tanto, seja objetivo e claro.
Quando o seu cliente falar algo, olhe para ele e preste atenção no que ele está dizendo, evite anotar, atender celular, olhar relógio, dando a impressão de que não está prestando atenção.
Pernas inquietas ou dedos batendo na mesa podem dar a impressão de insegurança ou pressa para encerrar o atendimento.
Lembre-se também de que a roupa não pode chamar mais atenção do que o seu conhecimento e a disposição em ajudar o cliente.
Agora que você conferiu as 4 dicas para aumentar a carteira de clientes, que tal continuar no blog e seguir a leitura conferindo o que é planejamento de carreira e como fazer um?